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Ensino Fundamental II

História conteúdo do teste acrescentar p. 93. Segue roteiro de estudo.

HISTÓRIA
Independência da América Espanhola
P: 89, 90, 91, 92, 93, 95, 96 e 98 :
Conteúdo do caderno.
LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)
ROTEIRO DE ESTUDOS:
Anexionistas
Argentina
Autonomistas
Bolívar
Brasil
Cuba
Escravos
Espanha
Estados unidos
Grito de Dolores
Haiti
Independência
Influência
Liga americana
México
Napoleão
Pan-americanismo
Plano de Iguala
Reconhecimento
Uruguai

História da Arte: terminar a folha de exercício de revisão iniciada em aula. Levar feita na próxima aula. Valerá pontuação para nota formativa.

Matemática: álgebra p. 133 ( 30 e 31).

História: fazer no caderno.

Explique o que foi a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal a Algarves.

Matemática: livro p. 245

Redação: texto extra

História: gabarito da p. 111

GABARITO DAS QUESTÕES DA PÁGINA 111

  1. Explique os motivos da crise que Portugal enfrentava no século XVIII.

Portugal enfrentava uma crise por conta da queda nas vendas do açúcar, da perda de possessões no Oriente e do monopólio das rotas comerciais no Índico, da falta de manufaturas e da pouca produtividade dos campos agrícolas.
2-Quais foram as medidas tomadas pelo marquês de Pombal na América portuguesa? Por que elas não agradaram os colonos?

Pombal aumentou os impostos, criou companhias de comércio, instituiu a derrama, transferiu a capital para o Rio de Janeiro e expulsou os jesuítas dos territórios portugueses. Essas medidas geraram insatisfação entre os colonos, pois seus lucros diminuíram e as cargas tributárias aumentaram.
3-Elabore um quadro comparativo entre a Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana, considerando os seguintes aspectos.

a- Ano e local em que ocorreram.

Conjuração Mineira: Vila Rica, Minas Gerais, 1789. Conjuração Baiana: Salvador, Bahia, 1798.
b- Insatisfações que contribuíram para as revoltas.

Mineira: proibição da existência de manufaturas na capitania, descontentamento com a elevada tributação, informação de que as autoridades executariam a derrama. Baiana: carestia de alimentos e pobreza, descontentamento com o exclusivo comercial metropolitano, transferência da capital para o Rio de Janeiro.
c-Grupos sociais envolvidos.

Mineira: membros da elite local (contratadores, mineradores, funcionários públicos, advogados, militares de alta patente, padres, entre outros). Baiana: mesmo idealizada pela elite, a conjuração reunia setores das camadas populares, como mulatos, escravizados, negros libertos, alfaiates, pedreiros e soldados.
d-Acontecimentos e ideias que inspiraram os movimentos.

Mineira: iluminismo e independência dos Estados Unidos. Baiana: iluminismo e Revolução Francesa.
e-Reivindicações dos conjurados.

Mineira: criação de uma república nos moldes da dos Estados Unidos, separação entre Igreja e Estado, perdão de todas as dívidas com a Coroa, liberdade econômica e liberação do Distrito Diamantino. Baiana: proclamação de uma república democrática na Bahia, igualdade de raça e cor, fim da escravidão e dos privilégios de classe, aumento de salários dos soldados e liberdade de comércio.
f-Desfecho dos movimentos.

Mineira: a revolta não chegou a acontecer, pois, em troca do perdão das dívidas com a Coroa portuguesa, Joaquim Silvério dos Reis delatou o movimento. Os sentenciados foram punidos com o degredo perpétuo, e Tiradentes foi executado. Baiana: com a difusão de panfletos e manuscritos pela cidade, o levante tomou ampla proporção e saiu do controle da Sociedade Maçônica, que se afastou do movimento. A revolta foi violentamente reprimida e seus líderes foram enforcados ou degredados.

História: gabarito da p. 221

  1. Como se caracterizava a vida dos jovens que nasceram logo após a Segunda Guerra Mundial? De que modo a situação econômica desse período contribuiu para despertar um espírito contestador na juventude?

Os que nasceram no pós-Segunda Guerra Mundial viveram o boom econômico dos anos 1950 e 1960, desfrutando muito conforto material e tendo um modelo de vida caracterizado pelo consumismo. Para eles, esse modelo era conservador e alienado, e impedia a criatividade e a liberdade. Muitos passaram a contestá-lo, a defender outros estilos de vida e a criticar os valores tradicionais, como os relacionados ao casamento, à família e ao trabalho.
2-Quais foram o gênero musical e o movimento cultural que favoreceram a formação da contracultura? Quais eram as principais características deles?

rock and roll e a geração beat. O rock era um gênero musical que combinava elementos do rhythm and blues e do country, abusando do uso da guitarra elétrica e de ritmos dançantes e expressava a liberdade criativa e um novo padrão de comportamento. Já a geração beat queria ter experiências místicas e esotéricas, defendendo a vida nômade e desenvolvendo uma literatura que abordava temas considerados chocantes e imorais pela sociedade conservadora.
3-Identifique os principais objetivos dos hippies e dos yippies, apontando suas diferenças.

Os hippies defendiam um estilo de vida nômade, em comunhão com a natureza, a não violência, além de condenar o consumismo, o capitalismo, a alienação e outros valores da sociedade ocidental. As propostas dos yippies eram semelhantes às dos hippies, mas eles tinham uma atuação política mais combativa, defendendo a mobilização política constante, o uso da violência para enfrentar a repressão, o fim do imperialismo estadunidense  e o uso livre e aberto da mídia.
4- Por que o ano de 1968 ficou marcado na história dos movimentos políticos e sociais?

Porque nesse ano houve diversas manifestações tanto nos países do bloco capitalista quanto nos do bloco socialista, evidenciando a insatisfação da sociedade diante dos rumos políticos, sociais, culturais e econômicos da humanidade.

História da Arte: valendo nota.

Enviar a folha feita para o e-mail historiadaartecemp@gmail.com até o dia 25/08, pois valerá pontuação para a nota formativa. 

VÍDEO EXIBIDO E EXPLICAOD NO DIA 20/08/2021 SOBRE O APARTHEID. NA AVALIAÇÃO TEREMOS UMA QUESTÃO SOBRE ESTE TEMA. LINK: https://www.youtube.com/watch?v=d7elBP-bCIQ

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