Arquivos Ensino Fundamental II - Página 435 de 517 - Colégio CEMP Arquivos Ensino Fundamental II - Página 435 de 517 - Colégio CEMP

Ensino Fundamental II

História: gabarito da p. 221

  1. Como se caracterizava a vida dos jovens que nasceram logo após a Segunda Guerra Mundial? De que modo a situação econômica desse período contribuiu para despertar um espírito contestador na juventude?

Os que nasceram no pós-Segunda Guerra Mundial viveram o boom econômico dos anos 1950 e 1960, desfrutando muito conforto material e tendo um modelo de vida caracterizado pelo consumismo. Para eles, esse modelo era conservador e alienado, e impedia a criatividade e a liberdade. Muitos passaram a contestá-lo, a defender outros estilos de vida e a criticar os valores tradicionais, como os relacionados ao casamento, à família e ao trabalho.
2-Quais foram o gênero musical e o movimento cultural que favoreceram a formação da contracultura? Quais eram as principais características deles?

rock and roll e a geração beat. O rock era um gênero musical que combinava elementos do rhythm and blues e do country, abusando do uso da guitarra elétrica e de ritmos dançantes e expressava a liberdade criativa e um novo padrão de comportamento. Já a geração beat queria ter experiências místicas e esotéricas, defendendo a vida nômade e desenvolvendo uma literatura que abordava temas considerados chocantes e imorais pela sociedade conservadora.
3-Identifique os principais objetivos dos hippies e dos yippies, apontando suas diferenças.

Os hippies defendiam um estilo de vida nômade, em comunhão com a natureza, a não violência, além de condenar o consumismo, o capitalismo, a alienação e outros valores da sociedade ocidental. As propostas dos yippies eram semelhantes às dos hippies, mas eles tinham uma atuação política mais combativa, defendendo a mobilização política constante, o uso da violência para enfrentar a repressão, o fim do imperialismo estadunidense  e o uso livre e aberto da mídia.
4- Por que o ano de 1968 ficou marcado na história dos movimentos políticos e sociais?

Porque nesse ano houve diversas manifestações tanto nos países do bloco capitalista quanto nos do bloco socialista, evidenciando a insatisfação da sociedade diante dos rumos políticos, sociais, culturais e econômicos da humanidade.

História da Arte: valendo nota.

Enviar a folha feita para o e-mail historiadaartecemp@gmail.com até o dia 25/08, pois valerá pontuação para a nota formativa. 

VÍDEO EXIBIDO E EXPLICAOD NO DIA 20/08/2021 SOBRE O APARTHEID. NA AVALIAÇÃO TEREMOS UMA QUESTÃO SOBRE ESTE TEMA. LINK: https://www.youtube.com/watch?v=d7elBP-bCIQ

Inglês: w 29 (round up )

Biologia: para fazer em casa e ser corrigido na aula de amanhã dia 20 de agosto.

Português: para ser feito com a professora na próxima aula- amanhã dia 20 de agosto.

Português: para ser feito com a professora na próxima aula- amanhã dia 20 de agosto.

Português: apostila p. 87

História- roteiro – auxílio no estudo para o Teste

Anexionistas
Argentina
Autonomistas
Bolívar
Brasil
Cuba
Escravos
Espanha
Estados unidos
Grito de Dolores
Haiti
Independência
Influência
Liga americana
México
Napoleão
Pan-americanismo
Plano de Iguala
Reconhecimento
Uruguai

ROTEIRO – auxílio nos ESTUDOS – TESTE DO 3º BIMESTRE – HISTÓRIA

ESPANHÓIS

CONQUISTA

TENOCHTILAN

INDIGENAS

PIZARRO

CORTEZ

SUPERIORIDADE

BÉLICA

NUMÉRICA

SOCIEDADE

CASA DE CONTRATAÇÃO

VICE-REIS

CABILDOS

RESPONSABILIDADE

ELITE

CHAPETONES

CRIOLLOS

MESTIÇOS

ESCRAVIZADOS

ASTECAS

Rua Guilherme Baptista, 239
Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro RJ, 22790-160.
Telefone: (21) 2437-9101, 2437-9829, 2437-9830 e 96491-7578.

ENTRE EM CONTATO