CEMP- CENTRO EDUCACIONAL MARAPENDI
7º Ano do Ensino Fundamental
Seguem Calendário e Conteúdo Programático do Teste do 3º bimestre-2021 – valendo até 3,0 pontos – Haverá aula normal.
Componente Curricular | 7º ano A/B Dias das aplicações dos testes |
Ciências | 30-08 – 2ª feira |
Redação | 30-08 – 2ª feira |
Álgebra | 31-08 – 3ª feira |
História | 1º-09 – 4ª feira |
Geometria | 1º-09 – 4ª feira |
História da Arte | 02-09 – 5ª feira |
Inglês | 02-09 – 5ª feira |
Português | 03-09 – 6ª feira |
Geografia | 03-09 – 6ª feira |
HISTÓRIA
Independência da América Espanhola
P: 89, 90, 91, 92, 93, 95, 96 e 98 :
Conteúdo do caderno.
LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)
ROTEIRO DE ESTUDOS:
Anexionistas
Argentina
Autonomistas
Bolívar
Brasil
Cuba
Escravos
Espanha
Estados unidos
Grito de Dolores
Haiti
Independência
Influência
Liga americana
México
Napoleão
Pan-americanismo
Plano de Iguala
Reconhecimento
Uruguai
Explique o que foi a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal a Algarves.
GABARITO DAS QUESTÕES DA PÁGINA 111
Portugal enfrentava uma crise por conta da queda nas vendas do açúcar, da perda de possessões no Oriente e do monopólio das rotas comerciais no Índico, da falta de manufaturas e da pouca produtividade dos campos agrícolas.
2-Quais foram as medidas tomadas pelo marquês de Pombal na América portuguesa? Por que elas não agradaram os colonos?
Pombal aumentou os impostos, criou companhias de comércio, instituiu a derrama, transferiu a capital para o Rio de Janeiro e expulsou os jesuítas dos territórios portugueses. Essas medidas geraram insatisfação entre os colonos, pois seus lucros diminuíram e as cargas tributárias aumentaram.
3-Elabore um quadro comparativo entre a Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana, considerando os seguintes aspectos.
a- Ano e local em que ocorreram.
Conjuração Mineira: Vila Rica, Minas Gerais, 1789. Conjuração Baiana: Salvador, Bahia, 1798.
b- Insatisfações que contribuíram para as revoltas.
Mineira: proibição da existência de manufaturas na capitania, descontentamento com a elevada tributação, informação de que as autoridades executariam a derrama. Baiana: carestia de alimentos e pobreza, descontentamento com o exclusivo comercial metropolitano, transferência da capital para o Rio de Janeiro.
c-Grupos sociais envolvidos.
Mineira: membros da elite local (contratadores, mineradores, funcionários públicos, advogados, militares de alta patente, padres, entre outros). Baiana: mesmo idealizada pela elite, a conjuração reunia setores das camadas populares, como mulatos, escravizados, negros libertos, alfaiates, pedreiros e soldados.
d-Acontecimentos e ideias que inspiraram os movimentos.
Mineira: iluminismo e independência dos Estados Unidos. Baiana: iluminismo e Revolução Francesa.
e-Reivindicações dos conjurados.
Mineira: criação de uma república nos moldes da dos Estados Unidos, separação entre Igreja e Estado, perdão de todas as dívidas com a Coroa, liberdade econômica e liberação do Distrito Diamantino. Baiana: proclamação de uma república democrática na Bahia, igualdade de raça e cor, fim da escravidão e dos privilégios de classe, aumento de salários dos soldados e liberdade de comércio.
f-Desfecho dos movimentos.
Mineira: a revolta não chegou a acontecer, pois, em troca do perdão das dívidas com a Coroa portuguesa, Joaquim Silvério dos Reis delatou o movimento. Os sentenciados foram punidos com o degredo perpétuo, e Tiradentes foi executado. Baiana: com a difusão de panfletos e manuscritos pela cidade, o levante tomou ampla proporção e saiu do controle da Sociedade Maçônica, que se afastou do movimento. A revolta foi violentamente reprimida e seus líderes foram enforcados ou degredados.
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