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Ensino Fundamental II

Geometria: exercícios de revisão com gabarito.

Datas dos testes – reforçando alteração nas datas.

CEMP- CENTRO EDUCACIONAL MARAPENDI

                                                               7º Ano do Ensino Fundamental

Seguem Calendário e Conteúdo Programático do Teste do 3º bimestre-2021 – valendo até 3,0 pontos – Haverá aula normal.

  Componente Curricular 7º ano A/B Dias das aplicações dos testes
Ciências 30-08 – 2ª feira
Redação 30-08 – 2ª feira
Álgebra 31-08 – 3ª feira
História 1º-09 – 4ª feira
Geometria 1º-09 – 4ª feira
História da Arte 02-09 – 5ª feira
Inglês 02-09 – 5ª feira
Português 03-09 – 6ª feira
Geografia 03-09 – 6ª feira

História conteúdo do teste acrescentar p. 93. Segue roteiro de estudo.

HISTÓRIA
Independência da América Espanhola
P: 89, 90, 91, 92, 93, 95, 96 e 98 :
Conteúdo do caderno.
LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)
ROTEIRO DE ESTUDOS:
Anexionistas
Argentina
Autonomistas
Bolívar
Brasil
Cuba
Escravos
Espanha
Estados unidos
Grito de Dolores
Haiti
Independência
Influência
Liga americana
México
Napoleão
Pan-americanismo
Plano de Iguala
Reconhecimento
Uruguai

História da Arte: terminar a folha de exercício de revisão iniciada em aula. Levar feita na próxima aula. Valerá pontuação para nota formativa.

Matemática: álgebra p. 133 ( 30 e 31).

História: fazer no caderno.

Explique o que foi a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal a Algarves.

Matemática: livro p. 245

Redação: texto extra

História: gabarito da p. 111

GABARITO DAS QUESTÕES DA PÁGINA 111

  1. Explique os motivos da crise que Portugal enfrentava no século XVIII.

Portugal enfrentava uma crise por conta da queda nas vendas do açúcar, da perda de possessões no Oriente e do monopólio das rotas comerciais no Índico, da falta de manufaturas e da pouca produtividade dos campos agrícolas.
2-Quais foram as medidas tomadas pelo marquês de Pombal na América portuguesa? Por que elas não agradaram os colonos?

Pombal aumentou os impostos, criou companhias de comércio, instituiu a derrama, transferiu a capital para o Rio de Janeiro e expulsou os jesuítas dos territórios portugueses. Essas medidas geraram insatisfação entre os colonos, pois seus lucros diminuíram e as cargas tributárias aumentaram.
3-Elabore um quadro comparativo entre a Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana, considerando os seguintes aspectos.

a- Ano e local em que ocorreram.

Conjuração Mineira: Vila Rica, Minas Gerais, 1789. Conjuração Baiana: Salvador, Bahia, 1798.
b- Insatisfações que contribuíram para as revoltas.

Mineira: proibição da existência de manufaturas na capitania, descontentamento com a elevada tributação, informação de que as autoridades executariam a derrama. Baiana: carestia de alimentos e pobreza, descontentamento com o exclusivo comercial metropolitano, transferência da capital para o Rio de Janeiro.
c-Grupos sociais envolvidos.

Mineira: membros da elite local (contratadores, mineradores, funcionários públicos, advogados, militares de alta patente, padres, entre outros). Baiana: mesmo idealizada pela elite, a conjuração reunia setores das camadas populares, como mulatos, escravizados, negros libertos, alfaiates, pedreiros e soldados.
d-Acontecimentos e ideias que inspiraram os movimentos.

Mineira: iluminismo e independência dos Estados Unidos. Baiana: iluminismo e Revolução Francesa.
e-Reivindicações dos conjurados.

Mineira: criação de uma república nos moldes da dos Estados Unidos, separação entre Igreja e Estado, perdão de todas as dívidas com a Coroa, liberdade econômica e liberação do Distrito Diamantino. Baiana: proclamação de uma república democrática na Bahia, igualdade de raça e cor, fim da escravidão e dos privilégios de classe, aumento de salários dos soldados e liberdade de comércio.
f-Desfecho dos movimentos.

Mineira: a revolta não chegou a acontecer, pois, em troca do perdão das dívidas com a Coroa portuguesa, Joaquim Silvério dos Reis delatou o movimento. Os sentenciados foram punidos com o degredo perpétuo, e Tiradentes foi executado. Baiana: com a difusão de panfletos e manuscritos pela cidade, o levante tomou ampla proporção e saiu do controle da Sociedade Maçônica, que se afastou do movimento. A revolta foi violentamente reprimida e seus líderes foram enforcados ou degredados.

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