Arquivos 8º Ano - Turma B - Página 98 de 117 - Colégio CEMP Arquivos 8º Ano - Turma B - Página 98 de 117 - Colégio CEMP

8º Ano – Turma B

Inglês: trazer para a escola o material de Inglês – amanhã dia 25 de agosto.

História conteúdo do teste acrescentar p. 93. Segue roteiro de estudo.

HISTÓRIA
Independência da América Espanhola
P: 89, 90, 91, 92, 93, 95, 96 e 98 :
Conteúdo do caderno.
LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)
ROTEIRO DE ESTUDOS:
Anexionistas
Argentina
Autonomistas
Bolívar
Brasil
Cuba
Escravos
Espanha
Estados unidos
Grito de Dolores
Haiti
Independência
Influência
Liga americana
México
Napoleão
Pan-americanismo
Plano de Iguala
Reconhecimento
Uruguai

História: fazer no caderno.

Explique o que foi a elevação do Brasil a Reino Unido de Portugal a Algarves.

História: gabarito da p. 111

GABARITO DAS QUESTÕES DA PÁGINA 111

  1. Explique os motivos da crise que Portugal enfrentava no século XVIII.

Portugal enfrentava uma crise por conta da queda nas vendas do açúcar, da perda de possessões no Oriente e do monopólio das rotas comerciais no Índico, da falta de manufaturas e da pouca produtividade dos campos agrícolas.
2-Quais foram as medidas tomadas pelo marquês de Pombal na América portuguesa? Por que elas não agradaram os colonos?

Pombal aumentou os impostos, criou companhias de comércio, instituiu a derrama, transferiu a capital para o Rio de Janeiro e expulsou os jesuítas dos territórios portugueses. Essas medidas geraram insatisfação entre os colonos, pois seus lucros diminuíram e as cargas tributárias aumentaram.
3-Elabore um quadro comparativo entre a Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana, considerando os seguintes aspectos.

a- Ano e local em que ocorreram.

Conjuração Mineira: Vila Rica, Minas Gerais, 1789. Conjuração Baiana: Salvador, Bahia, 1798.
b- Insatisfações que contribuíram para as revoltas.

Mineira: proibição da existência de manufaturas na capitania, descontentamento com a elevada tributação, informação de que as autoridades executariam a derrama. Baiana: carestia de alimentos e pobreza, descontentamento com o exclusivo comercial metropolitano, transferência da capital para o Rio de Janeiro.
c-Grupos sociais envolvidos.

Mineira: membros da elite local (contratadores, mineradores, funcionários públicos, advogados, militares de alta patente, padres, entre outros). Baiana: mesmo idealizada pela elite, a conjuração reunia setores das camadas populares, como mulatos, escravizados, negros libertos, alfaiates, pedreiros e soldados.
d-Acontecimentos e ideias que inspiraram os movimentos.

Mineira: iluminismo e independência dos Estados Unidos. Baiana: iluminismo e Revolução Francesa.
e-Reivindicações dos conjurados.

Mineira: criação de uma república nos moldes da dos Estados Unidos, separação entre Igreja e Estado, perdão de todas as dívidas com a Coroa, liberdade econômica e liberação do Distrito Diamantino. Baiana: proclamação de uma república democrática na Bahia, igualdade de raça e cor, fim da escravidão e dos privilégios de classe, aumento de salários dos soldados e liberdade de comércio.
f-Desfecho dos movimentos.

Mineira: a revolta não chegou a acontecer, pois, em troca do perdão das dívidas com a Coroa portuguesa, Joaquim Silvério dos Reis delatou o movimento. Os sentenciados foram punidos com o degredo perpétuo, e Tiradentes foi executado. Baiana: com a difusão de panfletos e manuscritos pela cidade, o levante tomou ampla proporção e saiu do controle da Sociedade Maçônica, que se afastou do movimento. A revolta foi violentamente reprimida e seus líderes foram enforcados ou degredados.

Português: apostila p. 87

História- roteiro – auxílio no estudo para o Teste

Anexionistas
Argentina
Autonomistas
Bolívar
Brasil
Cuba
Escravos
Espanha
Estados unidos
Grito de Dolores
Haiti
Independência
Influência
Liga americana
México
Napoleão
Pan-americanismo
Plano de Iguala
Reconhecimento
Uruguai

História: VÍDEO SOBRE A VINDA DA FAMÍLIA REAL PARA O BRASIL: https://www.youtube.com/watch?v=vMCGkrGB9E4

Geometria: livro p. 206 ( 5 ao 8 )

Inglês: especificando conteúdos do Teste: Unit 5: (Pages 58-61) – behavior – gossip situations – Grammar: Past Progressive (affirmative, negative and interrogative forms) .

História da Arte para fazer com a professora na próxima aula.

Rua Guilherme Baptista, 239
Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro RJ, 22790-160.
Telefone: (21) 2437-9101, 2437-9829, 2437-9830 e 96491-7578.

ENTRE EM CONTATO