Estudantes do Colégio CEMP: unidade dá aulas conjuntas de Sociologia, Filosofia e Redação

Com a dissertação no dia da prova de Linguagens, desafio é não copiar ideias prontas de textos dos enunciados

No novo formato do Enem, a redação será aplicada no mesmo dia das provas de Linguagens e Ciências Humanas. Dessa forma, aumentam as chances de haver um exame temático, com uma proposta de dissertação que converse com os textos motivadores de outras questões.

Nesse caso, alertam especialistas, os candidatos precisam resistir à tentação de plagiar ideias e trechos abordados nos enunciados.

— O candidato deve ter muita atenção e de modo algum copiar os pontos que estejam nas questões da prova para compor a redação — afirma a professora Fabiula Neubern, coordenadora de Redação do Curso Poliedro.

Embora não seja comum, tal situação ocorreu no exame de 2015. Na ocasião, o tema proposto para a redação, sobre violência contra a mulher, conversava diretamente com uma questão da prova aplicada no dia anterior, sobre feminismo, que trazia uma citação da escritora Simone de Beauvoir.

Para Ângela Leite, diretora do colégio Cemp Ensino Médio — que obteve as melhores notas em todo o Brasil na redação do Enem de 2015 —, a melhor forma de evitar o plágio é adquirir um bom repertório cultural.

— Não pode copiar, quando muito criar ideias parecidas, mas é preciso trabalhar com essa interdisciplinaridade. Alunos que ainda não tiveram aulas de Sociologia e Filosofia ficam prejudicados, pois são disciplinas que ajudam nessa conversa — diz.

O foco nessas duas áreas é o segredo do sucesso do Colégio Cemp, no Recreio: em 2015, a média de seus alunos foi 930 na redação. Além de o currículo ter quatro tempos por semana destinados a redação, todas as terças-feiras os estudantes têm três horas de uma aula conjunta de Sociologia, Filosofia e Redação.

Jornal Extra - Caderno FOCO NO ENEM - 12/07/2017

 

 

Visitação ao Museu Casa do Pontal - 6º e 7º anos

Visitação ao Museu Casa do Pontal -  6º e 7º anos

CEMP é o Campeão da Taça Mineirinho Sub 14

Na final, contra o colégio Cruzeiro do Centro, a equipe do CEMP venceu e conquistou a taça Mineirinho sub 14!

Parabéns aos atletas e ao dedicado professor Guilherme! Orgulho!

 

Dia das Crianças Solidário: Visita do 9º ano a um orfanato.

Fotos da visita ao Museu Casa do Pontal - 4º e 5º anos

Fotos da visita ao Museu Casa do Pontal - 4º e 5º anos

Rematrícula: prazo encerrado.

Caríssimos Responsáveis,

Tendo em vista que o prazo dado pela escola para rematrícula se encerrou na última terça-feira (03/10), a partir de hoje, quarta-feira (04/10), iniciaremos as matrículas de alunos na lista de espera e, por conseguinte, por ordem de chegada.

Por isso, expressamos nossa preocupação em relação à rematrícula dos nossos alunos e, pedimos que, havendo interesse na rematrícula, por favor, procurar a secretaria da escola o mais breve possível.

Continuemos Juntos!
A Direção.

Fotos da Feira de Ciências 2017

Exposição Linéia no Jardim de Monet. - Ed. Infantil e 1°Ano.

Feira de Ciências 2017

Homenagem ao Dia do Estudante

Nossa Festa Folclórica foi um sucesso!!!