Filosofia

A filosofia da escola encontra-se fundamentada nos ideais de Piaget, Freinet, Vygotsky e Paulo Freire.

Jean Piaget

Nascido na Suíça, em 1896, numa família rica e culta aos 07 anos já se interessava por estudos científicos. Biólogo de formação, estudou filosofia e doutorou-se em Ciências Naturais aos 22 anos. Em 1923, lançou "A Linguagem e o Pensamento da Criança", o primeiro de seus mais de sessenta livros. Faleceu em 1989, na Suíça.

O que ficou:
É na relação com o meio que a criança se desenvolve, construindo e reconstruindo suas hipóteses sobre o mundo que cerca.

Lev Vygotsky

Apesar da vida curta, morreu de tuberculose em 1934, aos 37 anos - o pensador bielorusso teve um produção cultural intensa.
Formado em Direito, também fez cursos de Medicina, História e Filosofia.
Por motivos políticos, suas obras foram censuradas e chegaram ao Ocidente apenas nos anos 60 - no Brasil, só no início da década de 80.

O que ficou:
O aprendizado é essencial para o desenvolvimento humano e se dá sobretudo pela interação social.

Célestin Freinet

Nascido em 1896 em Gars, um vilarejo ao sul da França, o professor primário não chegou a concluir seus estudos na Escola Normal de Nice.
Com o início da 1º Guerra, alistou-se e participou de combates. Em 1920, iniciou carreira docente, construindo princípios de sua prática.
A educação, a seu ver, deveria proporcionar ao aluno a realização de um trabalho real. Faleceu em 1966

O que ficou:
Ninguém avança sozinho em sua aprendizagem. A cooperação é fundamental.

Paulo Freire

Nascido em 1921 no Recife, formou-se advogado em 1959, mas nunca exerceu a profissão. O ensino era a sua paixão. Exilado após o golpe militar de 1964, foi para o Chile onde escreveu "Pedagogia do Oprimido" (1968), livro que o tornou conhecido mundialmente. Morreu em 1997, em São Paulo, cidade na qual foi Secretário de Educação de 1989 a 1991.

O que ficou:
É preciso por fim a educação bancária, em que o professor deposita em seus alunos os conhecimento que possui.