• CIRCULAR

    Mai 22

    Edital Sobre a Feira Cultural e de Ciências 2019

      CEMP – Centro Educacional Marapendi

     

             Rio de Janeiro, 22 de maio de 2019.

     

         Comunicado sobre a Feira Cultural e de Ciências 2019

     

    • PROPOSTA

     

    Neste ano letivo, a proposta é a de fazermos uma feira dinâmica e plural, envolvendo Cultura e Ciências.

    Em sendo assim, a ideia está assentada na livre escolha dos temas por parte dos alunos, que, após a sua organização em grupos, também poderão escolher um professor orientador para ajudá-los no desenvolvimento dos seus trabalhos.

     

    • PATRONO: Marcelo Gleiser  

     

    Físico teórico, professor, escritor e colunista do jornal Folha de São Paulo e da National Public Radio (NPR), Marcelo Gleiser é internacionalmente reconhecido no meio acadêmico. Membro da Academia Brasileira de Filosofia e da American Physical Society, é autor de best-sellers, como A dança do universo (prêmio Jabuti de 1998), O fim da terra e do céu (prêmio Jabuti de 2002), além de Criação imperfeita, traduzidos para diversos idiomas. Professor de física e astronomia na Dartmouth College nos Estados Unidos desde 1991, recebeu o prêmio Presidential Faculty Fellows Award da Casa Branca por sua dedicação à pesquisa e ao ensino.

    Este ano foi o vencedor do Prêmio Templeton 2019, criado em 1972, uma espécie de “Nobel da espiritualidade”, já concedido a nomes como Madre Teresa de Calcutá (em 1973) e Dalai Lama (em 2012). Foi o primeiro latino-americano a ser premiado em face de sua contribuição excepcional em afirmar a dimensão espiritual da vida, seja por insights, descobertas ou trabalhos práticos.

    De modo geral, em sua carreira, Gleiser revela os vínculos históricos, filosóficos e culturais entre ciência, humanidades e espiritualidade, defendendo uma abordagem complementar ao conhecimento, especialmente em questões em que a ciência não pode fornecer uma resposta.

    Assim, o viés interdisciplinar e multicultural de sua produção intelectual se coaduna com a proposta de uma Feira Cultural e Científica, plural e diversa, como é a proposta para esse trabalho em 2019.

     

    • ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS

     

    6º ano A: 2 grupos, um com 9 alunos, 1 com 8 alunos;

    6º ano B: 2 grupos com 9 alunos;

    6º ano C: 3 grupos com 8 alunos;

     

    7º ano A: 3 grupos, dois com 9 alunos, 1 com 10 alunos;

    7º ano B: 3 grupos, dois com 9 alunos, 1 com 10 alunos;

     

    8º ano A: 2 grupos com 9 alunos;

    8º ano B: 2 grupos, um com 9 alunos, 1 com 10 alunos;

     

    9º ano A e B: 6 grupos de 8 alunos, podendo mesclar alunos entre as duas turmas;

     

    1º ano A e B: 3 grupos com 9 alunos e 2 grupos com 10 alunos, podendo mesclar alunos entre as duas turmas;

     

    2º ano A: 4 grupos com 9 alunos.

     

    Obs.: A partir da aprovação da inscrição inicial, não será permitida a troca de grupos.

     

    • O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR

     

    1) O professor orientador poderá ser escolhido para ajudar no máximo a dois grupos, a depender de sua disponibilidade, podendo orientar apenas um, ou dividir a orientação com algum colega da área que esteja sem grupo de orientação, valendo o grupo que primeiro apresentar a proposta assinada pelo tutor;

    2) O professor orientador deverá ajudar a grupos cujos temas sejam pertinentes, preferencialmente, a sua área de atuação;

    3) O professor orientador poderá ajudar no desenvolvimento dos trabalhos sugerindo materiais de pesquisa, formas de apresentação e de organização. O trabalho deverá ser desenvolvido pelos alunos, e submetido, conforme cronograma de atividades a ser estabelecido entre o tutor e seu grupo, ao crivo do professor.

    4) O descumprimento do cronograma, a falta de empenho e de interesse poderá levar o professor a declinar da orientação, acarretando a eliminação do grupo da Feira.

     

    • TEMAS

    1) Apesar da livre escolha dos temas por parte dos grupos, a coordenação e a orientação pedagógica avaliarão as temáticas escolhidas, cuidando para que nenhuma temática desrespeite as instituições democráticas.

    2) Nenhum tema poderá se repetir. Caso mais de um grupo escolha o mesmo assunto, a preferência na manutenção da temática será do grupo de alunos da série mais baixa.

     

    • INCRIÇÕES

     

    1) Após a divisão dos grupos, cada grupo deverá pegar uma ficha de inscrição, a qual deverá preencher e entregar à coordenação em no máximo duas semanas, a contar da data de recebimento da ficha, contendo o tema escolhido, sua descrição, o nome dos membros do grupo, além do nome e da assinatura do professor orientador.

    2) Em um segundo momento do processo de orientação, os grupos receberão uma segunda ficha, que também deverá ser preenchida e devolvida à coordenação em até uma semana após o seu recebimento, contendo uma descrição mais minuciosa do tema escolhido, bem como os recursos que o grupo pretende utilizar em seu trabalho, além do local escolhido para a apresentação do mesmo.

    3) O professor orientador, bem como os componentes do grupo, poderão apontar os alunos que eventualmente não estejam participando da produção do trabalho. Nesse caso, o aluno não concorrerá à pontuação extra.

     

    • DOS RECURSOS

     

    1) A escola disponibilizará cadeiras e mesas de acordo com a solicitação dos grupos .

    2) Todos os outros recursos e materiais deverão ser providenciados pelos grupos, tais como extensão, computador, TNT, e demais itens de papelaria.

     

    • AVALIAÇÃO

     

    1) Os trabalhos serão avaliados no dia da feira por pessoas da comunidade escolar a serem escolhidas pela direção e pela coordenação, que atuarão fazendo suas avaliações sem que os alunos saibam.

    2) Os trabalhos poderão obter as seguintes avaliações:

     

    a)      Excelente (entre 9 e 10 pontos): acrescentando 2,5 pontos nas três piores notas dos testes do 4º bimestre;

     

    b)      Muito bom (entre 7 e 8 pontos): acrescentando 1,5 pontos nas duas piores notas dos testes 4º bimestre;

     

    c)      Bom (entre 6 e 5 pontos): acrescentando 1,0 ponto em uma pior nota dos testes do 4º bimestre;

     

    d)     Regular (abaixo de 5 pontos): acrescentando 0,5 ponto em uma pior nota dos testes do 4º bimestre.

     

    • CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

     

    1) Criatividade – 2 pontos

    Neste critério, será avaliada a originalidade no planejamento e/ou na execução do trabalho, considerando também o esforço dedicado ao trabalho exposto.

     

    2) Pensamento crítico e científico – 3 pontos

    Neste critério, serão avaliados o uso de classificações, observações precisas e/ou a utilização de experimentos controlados, levando em conta a aplicação de metodologia científica, o amparo expositivo baseado em teorias científicas, bem como a profundidade e complexidade da pesquisa.

     

    3) Execução – 2 pontos

    Neste critério, será avaliada a construção do trabalho, bem como o desenvolvimento explicativo da temática abordada, além da limpeza, da organização e da precisão na exposição do tema, montagem e desmontagem dos trabalhos.

     

    4) Clareza – 2 pontos

    Neste critério, será avaliada a clareza do trabalho, ou seja, a possibilidade de qualquer pessoa conseguir entender o trabalho exposto. Para atingir esta clareza, há que se atentar para os títulos, as etiquetas e legendas, as descrições e todo o material visual, que deverão estar escritos e referidos corretamente.

     

    5) Participação – 1 ponto

    Neste critério, será avaliado o comprometimento dos alunos durante a apresentação de seus trabalhos na Feira, sua desenvoltura e integração com o grupo.

     

    • DATAS

     

    1) Pegar na coordenação a ficha de inscrição inicial no dia: 27/05/12019.

     

    2) A organização dos grupos e a entrega da primeira ficha de inscrição deverá ocorrer até o dia: 07/06/2019.

     

    3) A entrega da segunda ficha de inscrição deverá ocorrer até o dia: 16/08/2019.

     

    4) A entrega da versão final do trabalho ao professor deverá ocorrer até o dia: 27/09/2019.

     

    5) A data de culminância da Feira Cultural e Científica ocorrerá no dia: 05/10/2019.

     

  • DEVER DE CASA

    Mai 22

    Álgebra

    Exercícios no quadro.

  • DEVER DE CASA

    Mai 21

    Química

    Página 43 até 45 

  • DEVER DE CASA

    Mai 21

    Inglês

    SB  p. 48 ( 1,2,3 )

  • DEVER DE CASA

    Mai 21

    Geometria

    Livro p. 199

  • DEVER DE CASA

    Mai 20

    Geografia

    Livro p. 98 ( 7 ao 11)

  • DEVER DE CASA

    Mai 20

    Álgebra

    Livro p. 79 (150)

  • DEVER DE CASA

    Mai 17

    Entregues os Boletins do Ensino Fundamental

  • PROVAS E TESTES

    Mai 17

    Datas e Conteúdos dos Testes do 2º Bimestre

     

    CEMP- CENTRO EDUCACIONAL MARAPENDI

                                                                   9º Ano do Ensino Fundamental

    Seguem Calendário e Conteúdo Programático dos Testes do 2º bimestre-2019

    DATAS

    COMPONENTES CURRICULARES

    27-05 - 2ªfeira

    Física / Geografia

    28-05 - 3ªfeira

    Química / Inglês

    29-05 - 4ªfeira

    Biologia / História da Arte

    30-05 - 5ªfeira

    História / Geometria

    31-05 - 6ªfeira

    Álgebra / Português

    Português

    Gramática

    Substituição de objeto por pronome átono.

    Colocação pronominal.

    Orações substantivas.

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    Matemática

    Geometria – Leandro

    Elementos de um triângulo retângulo.

    Teorema de Pitágoras.

    Aplicações do Teorema de Pitágoras.

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS  (Se houver referência aos conteúdos)

    Álgebra – Gilberto

    Cap 2 Equações do 2º grau

    5. Equações Literais do 2º grau. P. 61

    6. Analisando as raízes de uma equação do 2º grau. P. 63

    7. Relações de Ginard. P. 64 até 66.

    8. Composição de uma equação do 2º grau a partir de suas raízes. P. 67

    9. Fatoração do trinômio do 2º grau. P. 68 e 69

    10. Equações redutíveis a uma equação do 2º grau ( equações fracionárias p. 70 )

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    História

    Cap. 5  - Período Entre Duas Guerras ( p. 101 até 104)
    Cap. 6 - Segunda Guerra Mundial

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    Geografia

    Cap. 6 – O quadro natural da América desenvolvida.

    Cap. 7 – Estados Unidos: superpotência mundial.

    Cap. 8 – O espaço geográfico estadunidense.

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    INGLÊS

    Livro:

    Unidade 4:

    Vocabulário - todo o vocabulário trabalhado na unidade

    Tópicos Gramaticais - S B – The present perfect for the indefinite past: statements; The present perfect: yes / no questions; ever and never

    W B - todos os exercícios trabalhados

    Unidade 5:

    Vocabulário - todo o vocabulário trabalhado na unidade

    W B - todos os exercícios trabalhados

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    BIOLOGIA

    Capítulo 8

    Capítulo 9  ( 105 até 110 )

    Capítulo 10

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    QUÍMICA

    Atomística

    Modelos Atômicos

    Partículas Fundamentais de átomos e íons.

    Isótopos, Isóbaros e Isótonos

    Distribuição Eletrônica de átomos e íons

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    FÍSICA

    Energia

    Conservação da energia

    Energia dissipada

    Trabalho da força

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    ARTES

    Módulo  3

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

  • DEVER DE CASA

    Mai 15

    Geometria

    Livro p. 198 ( 23 até 28 ).