• Dever de Casa
    18/4

    GABARITO DA REVISÃO PARA A PROVA DO 1º BIMESTRE – 9º ano

    GABARITO DA REVISÃO PARA A PROVA DO 1º BIMESTRE – 9º ano

    1 – Como podemos definir máscara? Em quais situações ela é usada nas várias parte do mundo?

              A máscara é uma forma de disfarce usada sobre o rosto. Em cerimônias religiosas, festas e representações teatrais.

    2 – Explique o uso da máscara no Ocidente, mais especificamente na Grécia Antiga:

              A máscara era usada nas festividades de Dioniso, pois os gregos acreditavam que com ela, o espírito do deus estaria presente entre as pessoas. Mais tarde, ela passou a ser usada no teatro.

    3 – Qual era o uso da máscara nas culturas antigas da África, América do Sul e Oceania?

              A máscara era usada em cerimônias religiosas para curar doenças, espantar maus espíritos, celebrar casamentos, e também em ritos de passagem.

    4 -  Porque é comum o uso de máscaras no Carnaval?

              Porque as pessoas usam a máscara para se fantasiar, e para ficarem mais à vontade.

    5 – Como se chama o manipulador que usa um boneco para representar os personagens?

              Ele se chama titereiro ou titereteiro.

    6 – Quais são as formas mais comuns de se fazer teatro de bonecos? Explique-as:

              As formas mais comuns são o teatro de fantoches, em que os bonecos são usados na mão do manipulador, como uma luva; existe também o teatro de marionetes, em que os bonecos são pendurados por fios ou cordões quase invisíveis numa cruzeta; outro tipo é o teatro de sombra, em que as sombras dos bonecos são projetadas através de uma luz negra em um suporte.

    7 – O que é o teatro de mamulengo?

              É um teatro de fantoches em que o boneco é chamado de mamulengo, praticado em Pernambuco.

    8 – Explique como o teatro surgiu na Grécia Antiga:

              Surgiram a partir dos festivais em homenagem a Dioniso, em que as pessoas dançavam, cantavam e recitavam histórias sobre o deus. Um dia, um dos membros do coro chamado Téspis resolveu encarnar o personagem do deus, usando uma máscara e recitando o texto em primeira pessoa. Ele foi considerado o primeiro ator do teatro. Com o passar do tempo, as representações cresceram e se separaram do culto religioso para transformarem-se em eventos sociais e de entretenimento.

    9 – Quais são os dois tipos básicos de texto teatral que surgiram na Grécia Antiga?

              A comédia e a tragédia.

    10 – Durante a Idade Média, com que finalidade era utilizado o teatro e o ato de representar?

              Ele era usado pela igreja como forma de contar as passagens da Bíblia para as pessoas que não sabiam ler.

    11 – Qual foi o outro tipo de teatro surgido durante a Idade Média? No que ele consistia?

              O teatro itinerante, formado por grupos de artistas populares chamados saltimbancos. Eles viviam em carroças que serviam de casa e palco e viajavam se apresentando de vila em vila.

    12 – O que era a commedia dell’arte? Quais são seus tipos mais conhecidos?

              Uma encenação cômica em que os atores conhecem as histórias que vão apresentar, mas improvisam seu texto, surgida na Itália. O Polichinelo, o Arlequim, a Colombina.

    13 – Quem foi o artista inglês que revolucionou o teatro? Por que suas peças ficaram tão famosas?

              William Shakespeare. Porque continham personagens de todas as classes sociais e falavam de assuntos comuns a toda a humanidade, misturando tragédia e comédia.

    14 – Caracterize o melodrama, gênero surgido no século XIX:

              O melodrama é caracterizado pela presença de um par amoroso, de tramas exageradas que envolvem o bem e o mal e o inevitável final feliz, com o triunfo da verdade. Esse gênero influenciou o cinema e as novelas contemporâneas.

     

     

     

  • Dever de Casa
    18/4

    Dever de Biologia

    Pesquisar se a trissomia do cromossomo 21 é uma euploidia ou aneoploidia.

  • Provas e Testes
    17/4

    Prova de Redação dia 19-04.

  • Dever de Casa
    16/4

    Dever de Redação

    Livro de redação p. 81 até 84.

  • Dever de Casa
    16/4

    Dever de Álgebra

    Livro p. 42 ( exercícios 129, 130 e 131 )

  • Provas e Testes
    16/4

    Calendário das avaliações de segunda chamada - 1º bimestre

    Segue Calendário das Avaliações  de 2ªs  CHAMADAS  do 1º bimestre-2018

     

    DATAS

    COMPONENTES CURRICULARES

    02-05 - 4ªfeira

    Artes / Física / Português/ Geometria

    03-05 - 5ªfeira

    História / Química / Inglês / Biologia

    04-05 - 6ªfeira

    Álgebra / Geografia / Redação

    Conteúdo: Todo conteúdo trabalhado no bimestre (Teste e prova - vide site)

  • Dever de Casa
    16/4

    Dever de Biologia

    Livro p. 81 até 83

  • Dever de Casa
    13/4

    Dever de História da Arte

    Folha de revisão.

  • Dever de Casa
    13/4

    Dever de Geometria

    Livro p. 181 ( pense mais )

  • Dever de Casa
    13/4

    Dever de Inglês

    SB p. 26 ( 1 e 2 )

    P. 27 (3)