• CIRCULAR

    Dez 5

    Entrega dos Boletins dia 7-12 às 14h.

  • CIRCULAR

    Nov 27

    DEVIDO AO FURTO DOS CABOS DA REDE TELEFÔNICA, ESTAMOS COM NOSSAS LINHAS REGULARES INDISPONÍVEIS PARA CONTATO. DISPONIBILIZAMOS O NÚMERO 96491-7578 PARA CONTATO TEMPORÁRIO.

  • TRABALHOS E ATIVIDADES

    Nov 21

    GABARITO DA REVISÃO DE HISTÓRIA DA ARTE

    GABARITO DA REVISÃO PARA A PROVA DO 4º BIMESTRE

    1 – Identifique as texturas abaixo:

       Amassada / Áspera / Áspera  / Lisa

     

    2 – Explique como funciona a técnica da gravura:

     A técnica da gravura segue o princípio geral do carimbo. O procedimento consiste em preparar a imagem em uma matriz, que é coberta de tinta e pressionada sobre folhas de papel, até que se tenha que passar tinta na matriz novamente.

     

    3 – Diferencie as técnicas de gravura:

     a)      Xilogravura: Gravura produzida a partir de uma matriz de madeira.

     b)      Gravura em metal: Gravura produzida a partir de uma matriz de metal.

     c)       Litogravura: Gravura produzida a partir de uma matriz de pedra.

     d)      Serigrafia: Gravura produzida a partir de uma tela de tecido ou nailon.

     

     4 – Qual é a relação que existe entre o cordel e a gravura?

    A gravura é utilizada como ilustração nas capas dos cordeis.

     

    5 - Como se chamam os objetos artísticos que têm três dimensões?

    Estes objetos se chamam esculturas.

     

    6 – O que é um relevo? Qual a diferença entre o relevo e a escultura?

    O relevo é um tipo de representação em que o artista trabalha as figuras com diferentes volumes e profundidades, esculpindo, a partir de uma superfície plana, uma parte da imagem, que parece saltar da superfície. A diferença entre o relevo e a escultura é que aquele é feito sobre um suporte plano.

                                                        

    7 – Diga qual técnica deve ser usada para fazer uma escultura de acordo com o material apresentado:

     a)    Argila: Moldagem                                                               e) Terracota: Moldagem

    b)   Mármore: Desbaste                                                              f) Madeira: Talha

    c)    Granito: Desbaste                                                               g) Ferro: Fundição

    d)   Cobre: Fundição                                                                   h) Pedra-sabão: Desbaste

     

    8 – O que são montagens?

     As montagens são obras em três dimensões, que utilizam materiais de várias procedências, como objetos industrializados e sucatas, para produzir uma nova obra.

     

    9 – Como se chamam as obras de arte que apresentam movimento?

     Elas se chamam arte cinética.

     

    10 – Explique o que são os ready-mades e qual é o seu significado para a arte do período:

    Ready-made significa arte pronta, e sua criação foi importante pois incentivou discussões sobre a definição tradicional de arte.

     

    11 – Dentre as novas categorias de expressão artística surgidas no século XX, explique o que é:

     a)    Performance: atividade na qual o artista usa o próprio corpo como elemento principal de expressão.

     b)   Instalação: obra na qual o espectador percorre os espaços propostos pelo artista, vivenciando experiências sensoriais.

     c)    Webart: trabalho artístico proposto para ser feito na internet, muitas vezes com a intervenção do público.

     d)   Intervenção: trabalho em que o artista faz uma modificação em outra obra de arte ou em um local.

     

     

  • PROVAS E TESTES

    Nov 13

    CALENDÁRIO E CONTEÚDOS - PROVA FINAL

    PROVA FINAL - 7º ANO - 2018

    DATA

    COMPONENTE CURRICULAR

    03/12 - seg

    Português e Inglês

    04/12 - ter

    História e Ciências

    05/12 - qua

    Álgebra e Geometria

    06/12 - qui

    Geografia e História da Arte

     

    Português

    Sujeito e tipos de sujeito; Transitividade verbal; Adjuntos adnominais; Análise morfológica; Conjunções coordenativas e subordinativas; Valor semântico das conjunções; Crase; Ortografia: uso dos porquês, uso do há / a , uso do s /z.

     

    Álgebra

    Números racionais; Sentenças matemáticas; Problemas envolvendo equações do primeiro grau; Problemas envolvendo sistemas de equações; Escalas.

     

    Geometria

    Capítulo 7 – Grandezas proporcionais

    Capítulo 8 – Porcentagem

    Capítulo 9 – Ângulos

    Capítulo 11 – Área de regiões poligonais.

     

    História
    Feudalismo; Islã; Peste negra; Crise na Europa; Renascimento; Reforma; Contra-reforma; Holandeses no Brasil; Escravidão no Brasil; Início da colonização das treze colônias.

     

    Geografia

    Cap. 3 – O território brasileiro e suas regiões.

    Cap. 6 – As atividades do campo brasileiro.

    Cap. 8 – As cidades no Brasil.

    Cap. 11 – Sudeste, centro econômico do Brasil.

    Cap. 12 – A transformação das paisagens e os problemas ambientais no Sudeste.

    Cap. 13 – A Sul e seus habitantes.

    Cap. 15 – Norte: um imenso território.

    Cap. 16 – Região Norte: fronteira econômica e populacional.

    Cap. 17 – Centro-Oeste: região em expansão. 

     

    Ciências

    Briófitas; Pteridófitas; Gimnospermas; Angiospermas; Desenvolvimento das estruturas das plantas; Flor e fruto; Invertebrados - artrópodes; Vertebrados; Adaptações dos grupos; Controle de temperatura (endotermia e ectotermia).

     

    História da Arte

    Módulo 1: A magia do desenho (p. 12 -15), Ponto e linha (p.17-20)

    Módulo 2: O Plano e as formas (p.26-28), Cubismo (p.35-37)

    Módulo 3: Tintas e Instrumentos (p.42-47), Debret e a Missão Artística Francesa (p.51-53)

    Módulo 4: Cor, luz e tinta (p. 64-68)

    Módulo 5: Perspectiva e Renascimento (p.90-91)

    Módulo 6: Gravura (p. 101-104)

    Módulo 7: Arte tridimensional (p.109-113)

     

    Inglês

    Unidade 5 (How many/ How much

    Unidade 6(Frequency adverbs)     

    Unidade 9 (Present continuous)           

    Unidade: 10 (object pronouns)

    Unidade 11 (Can for permission)

    Unidade 12 (Comparative adjectives form)

  • PROVAS E TESTES

    Nov 9

    CALENDÁRIO E CONTEÚDO DAS PROVAS - 4º BIM

    CALENDÁRIO DE PROVA - 4º BIMESTRE - 7º ANO - 2018

    DATA

    COMPONENTE CURRICULAR

    21/11 - qua

    Português e Inglês

    22/11 - qui

    Geografia e História da Arte

    23/11 - sex

    História e Ciências

    26/11 - seg

    Álgebra

    27/11 - ter

    Geometria

     

     Português

    Adjuntos adverbiais; Pronomes; Transitividade verbal; Crase; Conjunções coordenativas e subordinativas; Uso do Á/Há; Uso dos porquês; Uso do S/Z.

     

    Álgebra

    Capítulo 6 - completo

     

    Geometria

    Capítulo 8 - Porcentagem (páginas 225 até 237)

     

    História
    Cap. 12

     

    Geografia

    Capítulo 17 - Centro-Oeste: região em expansão

    Capítulo 18 - A integração econômica do Centro-Oeste

     

    Ciências

    Cap. 17: Gimnosperma e Angiosperma.

     

    História da Arte

    7º ano: Módulos  6, 7 e 8

     

    Inglês

    Unidades 11 e 12

  • CIRCULAR

    Nov 9

    RATIFICANDO - Sobre os dias 16 e 19 de novembro

    No dia 16/11 (sexta-feira), haverá aula normal.

    No dia 19/11 (segunda-feira), não haverá aula.

  • DEVER DE CASA

    Nov 8

    GEOGRAFIA

    GEOGRAFIA

    Exercícios de revisão no caderno.

  • CIRCULAR

    Nov 8

    COMUNICADO Ensino Fundamental II (6º ao 8ºAno) Ensino Médio (1º e 2º anos)

     

    CEMP – Centro Educacional Marapendi

    COMUNICADO       Ensino Fundamental II (6º ao 8ºAno)            Ensino Médio (1º e 2º anos)

    Rio de Janeiro, 08 de novembro de 2018.

    Caríssimos Alunos e Familiares

                Seguem algumas informações úteis.

    GUARDE ESTE COMUNICADO

    1. Programação do Término do Ano Letivo

     

    Datas

    Atividades / Horários

    4                 De 21 a 27 de novembro – Fundamental II

    5                 (exceto 9º ano)

    6                 De 21 a 28 de novembro- Ensino Médio

    7                           

    Período de Provas do 4º Bimestre

    Horários:

    • Fundamental II - aula normal até 10:50 e Provas até 12:30 ( 8º ano)
    • Fundamental II - aula normal até 10h e Provas até 12h ( 6 e 7º anos)
    • Ensino Médio - das 7h  às 10h   (não haverá aula após as provas). 

    Obs: As provas terão duração mínima de 1h.  Os alunos serão liberados após a realização das  provas.

    30 de novembro (Fund II  e Ensino Médio)

     

    Encerramento do ano letivo para o Ensino Fundamental II ( exceto 9º ano)  e Ensino Médio: alunos que obtiveram 42 pontos (somando-se as médias dos 4 bimestres).

    28 de novembro- Fundamental II                  

    29 de novembro-  Ensino  Médio

    Provas de 2ª chamada (Fundamental II 6º ao 8º anos ).

    Horário: das 7h às 9h.

     

    Provas de 2ª chamada ( Ensino Médio)

    Horário: das 7h às 10h.

    30 de novembro

    Entrega dos Boletins para os alunos do Ensino Fundamental II ( exceto 9º ano) e do Ensino  Médio, a partir das 16h.

    Obs: Os resultados não serão divulgados por telefone.

    De 03 de dezembro a 06 de dezembro

    Período de Provas Finais (exceto 9º ano)

    Horário: das 7h  às 9h – Fundamental II

                   das 7h  às 10h – Ensino Médio

    Obs: As provas terão duração mínima de 1h. Os alunos serão liberados após o término das provas.

    07 de dezembro

    Entrega dos Boletins (resultado das Provas Finais) dos alunos do Ensino Fundamental II ( exceto 9º ano) e Ensino Médio.

    Horário: A partir das 16h

    Obs: Os resultados não serão divulgados por telefone.

    De 10 a 20 de dezembro

    Período de aulas e Provas de Recuperação (Ensino Fundamental II  - exceto 9º ano e do Ensino  Médio.

    O cronograma das aulas e provas  serão entregues aos alunos após os resultados das Provas Finais.

    15 de dezembro

    Formatura dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e 3º ano do Ensino Médio.

    21 de dezembro

    Entrega dos Boletins com os resultados da Recuperação (a partir das 15h).

     

    1. Do Recesso Escolar

    Durante o mês de dezembro, a Secretaria funcionará no horário normal das 7h às 17h 30 min. Aos  sábados funcionaremos das 9h às 12h (dias 24 de novembro, 01, 08,15  e 22  de dezembro e todos os sábados de janeiro). O expediente será normalizado na volta às aulas.

     

    Agradecemos e desejamos a todos um Feliz Natal e um Próspero ano de 2019!

     

                                                                                        Cordiais Saudações,

                                                                                                                    A Direção.

  • DEVER DE CASA

    Nov 7

    GEOGRAFIA

    GEOGRAFIA

    Finalizar os exercícios da página 194.

  • TRABALHOS E ATIVIDADES

    Nov 6

    CIÊNCIAS

    ATIVIDADE DE CIÊNCIAS

    Tema: As estruturas das flores.

    O trabalho será relaizado em sala. Cada aluno deverá trazer uma flor (média ou grande) de qualquer espécie para ser analisada.

    Valendo: 1,0 ponto.

    Obs.: Aproveite que estamos na primavera e pegue uma flor à caminho da escola.