• CIRCULAR

    Dez 5

    Entrega dos Boletins dia 7-12 às 14h.

  • CIRCULAR

    Nov 27

    DEVIDO AO FURTO DOS CABOS DA REDE TELEFÔNICA, ESTAMOS COM NOSSAS LINHAS REGULARES INDISPONÍVEIS PARA CONTATO. DISPONIBILIZAMOS O NÚMERO 96491-7578 PARA CONTATO TEMPORÁRIO.

  • PROVAS E TESTES

    Nov 13

    CALENDÁRIO E CONTEÚDOS - PROVA FINAL

    PROVA FINAL - 6º ANO - 2018

    DATA

    COMPONENTE CURRICULAR

    03/12 - seg

    Português e Inglês

    04/12 - ter

    História e Ciências

    05/12 - qua

    Matemática

    06/12 - qui

    Geografia e História da Arte

     

    Português

    Preconceito linguístico; Diferenciação de MAU e MAL; MAS, MAIS, MÁS; EM VEZ DE, AO INVÉS DE; Crase - definição, uso básico; Substantivo (Variação de gênero e nexos semânticos); Classes gramaticais ( pronomes demonstrativos, pronomes indefinidos, pronomes pessoais e verbo); Adjetivos -  conceito, adjetivos pátrios; Verbos - Modos; Fonemas.

     

    Matemática

    Capítulo 3 – Divisibilidade

    Capítulo 6 – Operações com números racionais na forma de fração

    Capítulo 8 – Polígonos e Poliedros

    Capítulo 9 – Medidas de comprimento e área

    Capítulo 10 – Mais medidas

     

    História 
    Patrimônio cultural; Tempo histórico e linha do tempo; Mesopotâmia; Egito; Grécia; Macedônia; Império Romano.

     

    Geografia

    Capitulo 9 – Orientação e localização na Terra.

    Capitulo 11– O relevo e suas formas.

    Capitulo 12– O relevo e os fatores internos.

    Capitulo 15 – As águas continentais.

    Capitulo 18 – Climas da Terra.

    Capitulo 19 – Poluição atmosférica e clima.

     

    Ciências

    Ecologia; Relações ecológicas; Fotossíntese; Chuva ácida; Cadeia alimentar; Teia alimentar; Desequilíbrio ecológico; Pressão atmosférica; Clima X tempo.

     

    História da Arte

    Módulo 2 - O vaso grego (p. 26-27)

    Módulo 3 - A arte do barro (p. 40-41), A força da música afro (p. 42 a 47) e O Bumba-meu-boi (p.50-51)

    Módulo 4 - Arte nas culturas da Pré-História (p. 53-55)

    Módulo 5 - O projeto de Brasília (p.70-71), O Abaporu e a Antropofagia (p. 81-83)

    Módulo 7 - Arte e diversão (p. 99-102), Oiticica e a Tropicália (p.108)

     

    Inglês

    Unidade 5 (adjectives) 

    Unidade 6 (ordinal numbers/ prepositions IN/ AT/ ON)

    Unidade 9 (There is / There are)

    Unidade 10 (ONE/ ONES)

  • DEVER DE CASA

    Nov 9

    HISTÓRIA

    RESUMO PARA ESTUDOS: O IMPÉRIO ROMANO

    RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO.

    Importante estudar também: Festividades e Entretenimentos (pag. 178) e Direito Romano (pag. 180).

    O GOVERNO DE AUGUSTO E A ESTABILIDADE SOCIAL.

    Augusto concentrou sem suas mãos um grande poder, assumindo funções administrativas, militares e religiosas. Para se manter no governo Augusto respeitou e preservou as tradições e instituições republicanas ao mesmo tempo que as controlava. Augusto foi um político hábil: governava com o poder de um rei, mas mantinha a aparência de um líder republicano.

    Leia a página 186 e responda:

    1         - Quais medidas foram tomadas por Augusto que pacificaram a Plebe?

    2         – O que augusto fez para controlar o Exército?

    3         - Como Augusto reorganizou as finanças?

    4         – Como augusto tratou a religião durante seu governo?

    A PROPERIDADE ECONOMICO NO GOVERNO DE AUGUSTO

    Durante o governo de augusto e até o século II da era cristã., o império foi ampliado, e a economia romana alcançou grande desenvolvimento. Nesse período de estabilidade e riqueza, a conquista de novas terras possibilitou o aumento da produção agrícola e da criação de gado. As terras dominadas transformaram-se em grandes excedentes para o comércio de outras regiões.

    Leia a página 188 e responda:

    1-      Qual a importância do trabalho escravo para a economia romana?

    2-      Como Roma conseguia escravos?

    3-      Onde existia escravos em Roma?

    4-      Qual a importância do comércio entre Roma e os povos conquistados para a economia romana?

    IMPORTANTE: os soldados por serem eles os responsáveis pelas guerras de conquistas e pela manutenção das fronteiras, foram os principais difusores da cultura romana nas províncias. Assim levando o Latim e o estilo arquitetônico para as áreas conquistadas.

    AS CRENÇAS RELIGIOSAS

    A religião romana passou por muitas mudanças ao longo o tempo. Inicialmente, as crenças estavam concentradas nos espíritos da natureza. Com o tempo, passou-se a cultuar três deuses. Júpiter, Marte e Quirino. Assim os romanos tinham uma religião politeísta. Além destes deuses os romanos também cultuavam os deuses do lar.

    Leia a página 190 e responda:

    1 – Como os Gregos influenciaram a religião Romana?

    2 - Além dos gregos, outros povos influenciaram a religião romana?

    3- Como era a religião doméstica? Explique como ele funcionava e apresente o principal momento desta religião.

    O CRISTIANISMO

    A religião cristã surgiu na província romana da Judéia, no início do período imperial, e com o passar do tempo se difundiu pela Europa e pela costa mediterrânea da Ásia e da África. Embora houvesse nas terras do império várias outras religiões, nenhuma delas foi capaz de promover as mudanças tão intensas no mundo romano quanto o cristianismo. O cristianismo se caracteriza por ser uma religião monoteísta.

    Leia a página 198 e responda:

    1 - Por que os cristãos eram perseguidos pelas autoridades romanas?

    2 – O que foi o Edito de Milão? Explique.

    3 – Como Teodósio tratou o cristianismo? O que aconteceu com esta religião durante seu império?

     

    A QUEDA DO IMPÉRIO ROMANO

    No Ano de 330 D.C., diante da gravidade da crise que havia se instaurado no império, o imperador Constantino procurou outro local para sediar o império, longe dos motins, dos golpes e conspirações que abalavam Roma. A cidade escolhida foi Bizâncio, antiga colônia grega que, ao se transformar em capital romana, passou-se a chamar Constantinopla, em homenagem a Constantino.

    Leia a página 201 e responda:

    1 – Por que houve a separação do império romano?  Como ele ficou conhecido?

    2 – Como era o Império Romano do Oriente? Como e quando ele terminou?

    3 – Como era o Império Romano do Ocidente? Como e quando ele terminou?

    4 – O que marcou o início da Idade Média?

  • PROVAS E TESTES

    Nov 9

    CALENDÁRIO E CONTEÚDO DAS PROVAS - 4º BIM

    CALENDÁRIO DE PROVA - 4º BIMESTRE - 6º ANO - 2018

    DATA

    COMPONENTE CURRICULAR

    21/11 - qua

    Português e Inglês

    22/11 - qui

    Geografia e História da Arte

    23/11 - sex

    História

    26/11 - seg

    Ciências

    27/11 - ter

    Matemática

    Português

    Crase - definição e casos estudados em sala (hora, palavras femininas, locuções adverbiais específicas); Tempos e modos verbais; Conjugação verbal; Locuções verbais; Ortografia: casos estudados em aula (em vez de/invés de; mal/mau; mais/mas). 

     

    Matemática

    Cap. 10 - Mais medidas (páginas 315 até 335) 

     

    História 
    Cap. 11 (Apenas as páginas 178 e  180 - Festividades e Direito Romano)
    Cap. 12  - completo 

    Geografia

    Cap. 18 - Climas da Terra

    Cap. 19 - Poluição atmosférica e clima.

     

    Ciências

    Cap. 2: Teia alimentar.

    Cap. 3: relações entre os seres vivos.

     

    História da Arte

    6º ano: Módulos 7 e 8

     

    Inglês

    Unidades 11 e 12

  • CIRCULAR

    Nov 9

    RATIFICANDO - Sobre os dias 16 e 19 de novembro

    No dia 16/11 (sexta-feira), haverá aula normal.

    No dia 19/11 (segunda-feira), não haverá aula.

  • TRABALHOS E ATIVIDADES

    Nov 9

    REVISÃO DE HISTÓRIA DA ARTE

    REVISÃO PARA A PROVA DO 4º BIMESTRE

    1 – O que é um cartum? Como se chama o profissional que o produz?

     O cartum é um desenho engraçado ou irônico que faz uma crítica social. O profissional que o produz se chama cartunista.

     

     2 - O que é a caricatura? Como se chama o profissional que a produz?

     A caricatura é um retrato que acentua as características físicas do retratado, de forma engraçada. O profissional que a produz se chama caricaturista.

     

     3 – Dê dois exemplos de obras de arte engraçadas ou lúdicas:

     Nesta questão podem ser citadas qualquer uma das obras localizadas entre as páginas 98 e 103.

     

     4 – Qual é o principal objetivo das obras de arte sensoriais?

     Seu principal objetivo é estimular os sentidos do espectador, além de propor que ele participe da obra.

     

     5 – Explique a obra de arte “Bichos” de Lygia Clark:

     Esta obra é uma escultura formada por chapas metálicas, que são unidas por dobradiças, permitindo sua movimentação. O público é convidado a participar da obra manipulando as placas de metal.

     

     6 – Explique a obra de arte “Tropicália” de Helio Oiticica:

     Esta obra de arte é uma instalação, um ambiente formado por um labirinto de madeira, sem teto, com chão de  areia e pedras, pássaros vivos, plantas tropicais e papéis com poemas. O público é convidado a atravessar este ambiente.

     

    7 – O que foi o Tropicalismo?

     Foi um movimento ocorrido no Brasil, durante os anos de 1960, que propunha o encontro entre as raízes culturais brasileiras e o pop internacional. Participaram deste movimento os artistas Tom Zé, Caetano Veloso, Gilberto Gil.

     

     8 – Como podemos definir uma performance? Dê um exemplo:

     A performance é uma obra em que o artista usa o próprio corpo como forma de expressão artística. New Look de Flávio de Carvalho.

     

     9 – Como podemos definir um ready-made? Dê um exemplo:

    Ready-made é uma obra de arte que usa objetos já prontos. A Fonte, de Marcel Duchamp.

     

    10 – Como podemos definir uma intervenção? Dê um exemplo:

     Intervenção é uma modificação temporária que um artista faz na paisagem com o objetivo de chamar a atenção. Surrounded islands, de Christo Javacheff.

     

     11 – Explique o movimento dadaísta e dê um exemplo de um artista e uma obra desse movimento:

    Foi um movimento artístico surgido em 1916 que tinha o intuito de discutir os limites da arte. Um exemplo de artista desse movimento é François Picabia, e de obra é “O Olho Cacodilato”.

  • DEVER DE CASA

    Nov 9

    MATEMÁTICA

    MATEMÁTICA

    p. 337 (94 até 97)

  • DEVER DE CASA

    Nov 8

    MATEMÁTICA

    MATEMÁTICA

    p. 335

  • CIRCULAR

    Nov 8

    COMUNICADO Ensino Fundamental II (6º ao 8ºAno) Ensino Médio (1º e 2º anos)

     

    CEMP – Centro Educacional Marapendi

    COMUNICADO       Ensino Fundamental II (6º ao 8ºAno)            Ensino Médio (1º e 2º anos)

    Rio de Janeiro, 08 de novembro de 2018.

    Caríssimos Alunos e Familiares

                Seguem algumas informações úteis.

    GUARDE ESTE COMUNICADO

    1. Programação do Término do Ano Letivo

     

    Datas

    Atividades / Horários

    4                 De 21 a 27 de novembro – Fundamental II

    5                 (exceto 9º ano)

    6                 De 21 a 28 de novembro- Ensino Médio

    7                           

    Período de Provas do 4º Bimestre

    Horários:

    • Fundamental II - aula normal até 10:50 e Provas até 12:30 ( 8º ano)
    • Fundamental II - aula normal até 10h e Provas até 12h ( 6 e 7º anos)
    • Ensino Médio - das 7h  às 10h   (não haverá aula após as provas). 

    Obs: As provas terão duração mínima de 1h.  Os alunos serão liberados após a realização das  provas.

    30 de novembro (Fund II  e Ensino Médio)

     

    Encerramento do ano letivo para o Ensino Fundamental II ( exceto 9º ano)  e Ensino Médio: alunos que obtiveram 42 pontos (somando-se as médias dos 4 bimestres).

    28 de novembro- Fundamental II                  

    29 de novembro-  Ensino  Médio

    Provas de 2ª chamada (Fundamental II 6º ao 8º anos ).

    Horário: das 7h às 9h.

     

    Provas de 2ª chamada ( Ensino Médio)

    Horário: das 7h às 10h.

    30 de novembro

    Entrega dos Boletins para os alunos do Ensino Fundamental II ( exceto 9º ano) e do Ensino  Médio, a partir das 16h.

    Obs: Os resultados não serão divulgados por telefone.

    De 03 de dezembro a 06 de dezembro

    Período de Provas Finais (exceto 9º ano)

    Horário: das 7h  às 9h – Fundamental II

                   das 7h  às 10h – Ensino Médio

    Obs: As provas terão duração mínima de 1h. Os alunos serão liberados após o término das provas.

    07 de dezembro

    Entrega dos Boletins (resultado das Provas Finais) dos alunos do Ensino Fundamental II ( exceto 9º ano) e Ensino Médio.

    Horário: A partir das 16h

    Obs: Os resultados não serão divulgados por telefone.

    De 10 a 20 de dezembro

    Período de aulas e Provas de Recuperação (Ensino Fundamental II  - exceto 9º ano e do Ensino  Médio.

    O cronograma das aulas e provas  serão entregues aos alunos após os resultados das Provas Finais.

    15 de dezembro

    Formatura dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e 3º ano do Ensino Médio.

    21 de dezembro

    Entrega dos Boletins com os resultados da Recuperação (a partir das 15h).

     

    1. Do Recesso Escolar

    Durante o mês de dezembro, a Secretaria funcionará no horário normal das 7h às 17h 30 min. Aos  sábados funcionaremos das 9h às 12h (dias 24 de novembro, 01, 08,15  e 22  de dezembro e todos os sábados de janeiro). O expediente será normalizado na volta às aulas.

     

    Agradecemos e desejamos a todos um Feliz Natal e um Próspero ano de 2019!

     

                                                                                        Cordiais Saudações,

                                                                                                                    A Direção.