• DEVER DE CASA

    Mai 23

    MATEMÁTICA

    MATEMÁTICA

    Página 107 (exercícios 109 até 114)

  • CIRCULAR

    Mai 22

    Edital Sobre a Feira Cultural e de Ciências 2019

      CEMP – Centro Educacional Marapendi

     

             Rio de Janeiro, 22 de maio de 2019.

     

         Comunicado sobre a Feira Cultural e de Ciências 2019

     

    • PROPOSTA

     

    Neste ano letivo, a proposta é a de fazermos uma feira dinâmica e plural, envolvendo Cultura e Ciências.

    Em sendo assim, a ideia está assentada na livre escolha dos temas por parte dos alunos, que, após a sua organização em grupos, também poderão escolher um professor orientador para ajudá-los no desenvolvimento dos seus trabalhos.

     

    • PATRONO: Marcelo Gleiser  

     

    Físico teórico, professor, escritor e colunista do jornal Folha de São Paulo e da National Public Radio (NPR), Marcelo Gleiser é internacionalmente reconhecido no meio acadêmico. Membro da Academia Brasileira de Filosofia e da American Physical Society, é autor de best-sellers, como A dança do universo (prêmio Jabuti de 1998), O fim da terra e do céu (prêmio Jabuti de 2002), além de Criação imperfeita, traduzidos para diversos idiomas. Professor de física e astronomia na Dartmouth College nos Estados Unidos desde 1991, recebeu o prêmio Presidential Faculty Fellows Award da Casa Branca por sua dedicação à pesquisa e ao ensino.

    Este ano foi o vencedor do Prêmio Templeton 2019, criado em 1972, uma espécie de “Nobel da espiritualidade”, já concedido a nomes como Madre Teresa de Calcutá (em 1973) e Dalai Lama (em 2012). Foi o primeiro latino-americano a ser premiado em face de sua contribuição excepcional em afirmar a dimensão espiritual da vida, seja por insights, descobertas ou trabalhos práticos.

    De modo geral, em sua carreira, Gleiser revela os vínculos históricos, filosóficos e culturais entre ciência, humanidades e espiritualidade, defendendo uma abordagem complementar ao conhecimento, especialmente em questões em que a ciência não pode fornecer uma resposta.

    Assim, o viés interdisciplinar e multicultural de sua produção intelectual se coaduna com a proposta de uma Feira Cultural e Científica, plural e diversa, como é a proposta para esse trabalho em 2019.

     

    • ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS

     

    6º ano A: 2 grupos, um com 9 alunos, 1 com 8 alunos;

    6º ano B: 2 grupos com 9 alunos;

    6º ano C: 3 grupos com 8 alunos;

     

    7º ano A: 3 grupos, dois com 9 alunos, 1 com 10 alunos;

    7º ano B: 3 grupos, dois com 9 alunos, 1 com 10 alunos;

     

    8º ano A: 2 grupos com 9 alunos;

    8º ano B: 2 grupos, um com 9 alunos, 1 com 10 alunos;

     

    9º ano A e B: 6 grupos de 8 alunos, podendo mesclar alunos entre as duas turmas;

     

    1º ano A e B: 3 grupos com 9 alunos e 2 grupos com 10 alunos, podendo mesclar alunos entre as duas turmas;

     

    2º ano A: 4 grupos com 9 alunos.

     

    Obs.: A partir da aprovação da inscrição inicial, não será permitida a troca de grupos.

     

    • O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR

     

    1) O professor orientador poderá ser escolhido para ajudar no máximo a dois grupos, a depender de sua disponibilidade, podendo orientar apenas um, ou dividir a orientação com algum colega da área que esteja sem grupo de orientação, valendo o grupo que primeiro apresentar a proposta assinada pelo tutor;

    2) O professor orientador deverá ajudar a grupos cujos temas sejam pertinentes, preferencialmente, a sua área de atuação;

    3) O professor orientador poderá ajudar no desenvolvimento dos trabalhos sugerindo materiais de pesquisa, formas de apresentação e de organização. O trabalho deverá ser desenvolvido pelos alunos, e submetido, conforme cronograma de atividades a ser estabelecido entre o tutor e seu grupo, ao crivo do professor.

    4) O descumprimento do cronograma, a falta de empenho e de interesse poderá levar o professor a declinar da orientação, acarretando a eliminação do grupo da Feira.

     

    • TEMAS

    1) Apesar da livre escolha dos temas por parte dos grupos, a coordenação e a orientação pedagógica avaliarão as temáticas escolhidas, cuidando para que nenhuma temática desrespeite as instituições democráticas.

    2) Nenhum tema poderá se repetir. Caso mais de um grupo escolha o mesmo assunto, a preferência na manutenção da temática será do grupo de alunos da série mais baixa.

     

    • INCRIÇÕES

     

    1) Após a divisão dos grupos, cada grupo deverá pegar uma ficha de inscrição, a qual deverá preencher e entregar à coordenação em no máximo duas semanas, a contar da data de recebimento da ficha, contendo o tema escolhido, sua descrição, o nome dos membros do grupo, além do nome e da assinatura do professor orientador.

    2) Em um segundo momento do processo de orientação, os grupos receberão uma segunda ficha, que também deverá ser preenchida e devolvida à coordenação em até uma semana após o seu recebimento, contendo uma descrição mais minuciosa do tema escolhido, bem como os recursos que o grupo pretende utilizar em seu trabalho, além do local escolhido para a apresentação do mesmo.

    3) O professor orientador, bem como os componentes do grupo, poderão apontar os alunos que eventualmente não estejam participando da produção do trabalho. Nesse caso, o aluno não concorrerá à pontuação extra.

     

    • DOS RECURSOS

     

    1) A escola disponibilizará cadeiras e mesas de acordo com a solicitação dos grupos .

    2) Todos os outros recursos e materiais deverão ser providenciados pelos grupos, tais como extensão, computador, TNT, e demais itens de papelaria.

     

    • AVALIAÇÃO

     

    1) Os trabalhos serão avaliados no dia da feira por pessoas da comunidade escolar a serem escolhidas pela direção e pela coordenação, que atuarão fazendo suas avaliações sem que os alunos saibam.

    2) Os trabalhos poderão obter as seguintes avaliações:

     

    a)      Excelente (entre 9 e 10 pontos): acrescentando 2,5 pontos nas três piores notas dos testes do 4º bimestre;

     

    b)      Muito bom (entre 7 e 8 pontos): acrescentando 1,5 pontos nas duas piores notas dos testes 4º bimestre;

     

    c)      Bom (entre 6 e 5 pontos): acrescentando 1,0 ponto em uma pior nota dos testes do 4º bimestre;

     

    d)     Regular (abaixo de 5 pontos): acrescentando 0,5 ponto em uma pior nota dos testes do 4º bimestre.

     

    • CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

     

    1) Criatividade – 2 pontos

    Neste critério, será avaliada a originalidade no planejamento e/ou na execução do trabalho, considerando também o esforço dedicado ao trabalho exposto.

     

    2) Pensamento crítico e científico – 3 pontos

    Neste critério, serão avaliados o uso de classificações, observações precisas e/ou a utilização de experimentos controlados, levando em conta a aplicação de metodologia científica, o amparo expositivo baseado em teorias científicas, bem como a profundidade e complexidade da pesquisa.

     

    3) Execução – 2 pontos

    Neste critério, será avaliada a construção do trabalho, bem como o desenvolvimento explicativo da temática abordada, além da limpeza, da organização e da precisão na exposição do tema, montagem e desmontagem dos trabalhos.

     

    4) Clareza – 2 pontos

    Neste critério, será avaliada a clareza do trabalho, ou seja, a possibilidade de qualquer pessoa conseguir entender o trabalho exposto. Para atingir esta clareza, há que se atentar para os títulos, as etiquetas e legendas, as descrições e todo o material visual, que deverão estar escritos e referidos corretamente.

     

    5) Participação – 1 ponto

    Neste critério, será avaliado o comprometimento dos alunos durante a apresentação de seus trabalhos na Feira, sua desenvoltura e integração com o grupo.

     

    • DATAS

     

    1) Pegar na coordenação a ficha de inscrição inicial no dia: 27/05/12019.

     

    2) A organização dos grupos e a entrega da primeira ficha de inscrição deverá ocorrer até o dia: 07/06/2019.

     

    3) A entrega da segunda ficha de inscrição deverá ocorrer até o dia: 16/08/2019.

     

    4) A entrega da versão final do trabalho ao professor deverá ocorrer até o dia: 27/09/2019.

     

    5) A data de culminância da Feira Cultural e Científica ocorrerá no dia: 05/10/2019.

     

  • DEVER DE CASA

    Mai 22

    MATEMÁTICA

    MATEMÁTICA

    Página 103

  • DEVER DE CASA

    Mai 22

    PORTUGUÊS

    PORTUGUÊS

    Apostila, páginas 31 até 35.

  • DEVER DE CASA

    Mai 21

    MATEMÁTICA

    MATEMÁTICA

    Página 100

  • CIRCULAR

    Mai 17

    ENTREGA DE BOLETIM.

    Os boletins foram entregues.

  • PROVAS E TESTES

    Mai 17

    CALENDÁRIO E CONTEÚDO DE TESTES - 2º BIMESTRE

    CALENDÁRIO DE TESTE - 2º BIMESTRE - 6º ANO - 2019

    DATA

    COMPONENTE CURRICULAR

    27/05 - seg

    Matemática

    28/05 - ter

    História e Inglês

    29/05 - qua

    Português

    30/05 - qui

    Geografia

    03/06 - seg

    Ciências

     

    Português: Figuras de linguagem; Dígrafo e encontro consonantal; Fonema e letra; Ortografia: Uso do mau/mal.

     

    Matemática: Capítulo 3 - Divisibilidade (Todo)

     

    História: Capítulo 6: apenas China Antiga (página 88 até 92)

                    Capítulo 7: Egito Antigo (página 98 até 106)

     

    Geografia: Capítulo 7- A Terra e o Sistema Solar.

                       Capítulo 8 - Os movimentos da Terra.

     

    Ciências: Capítulo 6 - Cuidando do solo

                     Capítulo 7 - Lixo

     

    Inglês: Unidade 4.

     

  • DEVER DE CASA

    Mai 17

    MATEMÁTICA

    MATEMÁTICA

    Páginas 97 e 99 (exercícios 83 até 92)

  • DEVER DE CASA

    Mai 16

    MATEMÁTICA

    MATEMÁTICA

    Página 64 (exercícios 70 até 77

    Página 96

  • DEVER DE CASA

    Mai 16

    GEOGRAFIA

    GEOGRAFIA

    Livro, páginas 86 e 87.