Abr 30

ENTREGA DE BOLETINS DO 1º BIMESTRE

Abr 12

O 5º SIMULADO SERÁ REALIZADO SÁBADO DIA 13 DE ABRIL DAS 9H ÀS 13H.

Abr 10

O 2º SIMULADO DISCURSIVO SERÁ REALIZADO NO DIA 11 DE ABRIL (QUINTA-FEIRA) NOS TEMPOS DE HISTÓRIA.

Abr 1

O 4º SIMULADO SERÁ REALIZADO SÁBADO DIA 06 DE ABRIL DAS 9H ÀS 13H.

Mar 29

Correção dos exercícios de História da Arte - Tema 2 A arte na renascença

01 – A relação entre os valores propostos pelo humanismo e o movimento renascentista se estabelece através da valorização do homem e da natureza em oposição ao divino, ao sobrenatural.

02 – Letra D

03 – Renascimento ou Renascença

04 – Letra C

05 – O aluno poderá citar dois dos aspectos listados abaixo:

- Valorização do indivíduo.

- Abandono do Teocentrismo.

- Defesa dos ideais humanistas.

- Defesa dos valores burgueses.

- Valorização da liberdade individual.

- Utilização da razão na explicação do mundo.

- Visão mais natural e humanizada da religião.

06 – Na pintura isso se traduz nos estudos da perspectiva segundo os princípios da matemática e da geometria, o uso do claro-escuro, a combinação desses elementos contribui para dar maior realismo às pinturas.

07 – Tanto o desenho de Leonardo da Vinci como o Humanismo estão ligados à valorização do ser humano e de sua natureza, os artistas do Renascimento valorização o espírito científico, a razão, a experimentação e a observação.

08 – Os mecenas eram os grandes patrocinadores das artes, eles financiavam os artistas e suas obras, dessa forma essa atividade contribuiu muito para o desenvolvimento artístico do período.

09 – Letra C

10 – Os arquitetos renascentistas perceberam que a origem de construção clássica estava na geometria euclidiana, que usava como base de suas obras o quadrado, aplicando-se a perspectiva, com o intuito de se obter uma construção harmônica. Apesar de racional e antropocêntrica, a arte renascentista continuou cristã, porém as novas igrejas adotaram um novo estilo, caracterizado pela funcionalidade e, portanto, pela racionalidade, representada pelo plano centralizado, ou a cruz grega. Os palácios também foram construídos de forma plana tendo como base o quadrado, um corpo sólido e normalmente com um pátio central, quadrangular, que tem a função de fazer chegar luz às janelas internas.

11 – Letra A

12 – Letra E

13 – Letra E

14 –

a) Renascimento ou Renascença.

b) A iluminura, arte característica da Idade Média, não adota os princípios de perspectiva, profundidade e tridimensionalidade presentes na pintura do Renascimento, em razão da ausência da valorização da ciência na cultura medieval marcada pelo teocentrismo.

15 – Letra A

16 ) 02 + 08 + 32 = 42

17 – Letra A

18 - Letra D

19) Letra C

20) Letra C

21) Letra B

Observação: A alternativa A não está correta porque o Renascimento se originava nessa temática.

Atenção à nudez presente na alternativa B faz referência a nudez de temática mitológica.

22) Letra B

Observações:

As fases do renascimento reúnem três momentos:

Trecento (século XIV) - A primeira fase do renascimento recebe esse nome uma vez que foi desenvolvido nos anos 1300 em Florença, Itália. É um momento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna em que se nota o despontar de questões humanistas, além das inspirações clássicas.

Quatroccento (século XV)-O segundo período do renascimento foi desenvolvido durante os anos de 1400, daí surge seu nome. É uma fase de consolidação das artes, com a difusão de diversas obras e artistas, dos quais se destacam Leonardo da VinciSandro BotticelliFilippo Brunelleschi e Massacio.

Representa o auge do renascimento artístico e cultural na Itália e por isso, pode ser chamado de Alta Renascença.

Cinquecento (século XVI) - O terceiro período do renascimento se desenvolveu durante os anos de 1500, e por isso recebe esse nome.

Nessa fase, os artistas já começam a se distanciar dos temas religiosos e assim, notamos a mescla dos temas religiosos e profanos nas obras.

Nessa época, o estilo renascentista se consolida em diversas partes do continente europeu: Portugal, Espanha, França e Alemanha.

Destacam-se os artistas Rafael Sanzio e Michelangelo e na literatura, Erasmo de Roterdã e Nicolau Maquiavel.

23) Letra B

Mar 25

O 3º SIMULADO SERÁ REALIZADO SÁBADO DIA 30 DE MARÇO DAS 9H ÀS 13H.

Mar 22

PORTUGUÊS

Apostila páginas 38, 39, 40, 41 e 42.

Mar 21

O 1º SIMULADO DISCURSIVO SERÁ REALIZADO NO DIA 22 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA) NOS TEMPOS DE PORTUGUÊS E HIST. DA ARTE.

Mar 20

Comunicado - Carteirinha de Estudante

Sr(a). Responsável,

Comunicamos que a partir deste ano estamos oferecendo a oportunidade de cada aluno ter uma carteira de estudante do CEMP. Com isso, poderão ter acesso aos benefícios da meia-entrada em eventos de entretenimento, além de ser mais um meio de identificação pessoal.

O valor da carteirinha é de R$15,00 e o valor deverá ser entregue para a Coordenadora do segmento.

Atenciosamente,

Equipe Técnico-Pedagógica

Mar 12

O 2º SIMULADO SERÁ REALIZADO SÁBADO DIA 16 DE MARÇO DAS 9H ÀS 13H.