• CIRCULAR

    Mai 23

    Monitoria de Matemática

    Impreterivelmente hoje, dia 23 de maio, não haverá monitoria de Matemática. 

    O tira dúvidas de Física segue com horário normal.

  • DEVER DE CASA

    Mai 22

    Geografia

    Livro p. 182.

  • CIRCULAR

    Mai 22

    Edital Sobre a Feira Cultural e de Ciências 2019

      CEMP – Centro Educacional Marapendi

     

             Rio de Janeiro, 22 de maio de 2019.

     

         Comunicado sobre a Feira Cultural e de Ciências 2019

     

    • PROPOSTA

     

    Neste ano letivo, a proposta é a de fazermos uma feira dinâmica e plural, envolvendo Cultura e Ciências.

    Em sendo assim, a ideia está assentada na livre escolha dos temas por parte dos alunos, que, após a sua organização em grupos, também poderão escolher um professor orientador para ajudá-los no desenvolvimento dos seus trabalhos.

     

    • PATRONO: Marcelo Gleiser  

     

    Físico teórico, professor, escritor e colunista do jornal Folha de São Paulo e da National Public Radio (NPR), Marcelo Gleiser é internacionalmente reconhecido no meio acadêmico. Membro da Academia Brasileira de Filosofia e da American Physical Society, é autor de best-sellers, como A dança do universo (prêmio Jabuti de 1998), O fim da terra e do céu (prêmio Jabuti de 2002), além de Criação imperfeita, traduzidos para diversos idiomas. Professor de física e astronomia na Dartmouth College nos Estados Unidos desde 1991, recebeu o prêmio Presidential Faculty Fellows Award da Casa Branca por sua dedicação à pesquisa e ao ensino.

    Este ano foi o vencedor do Prêmio Templeton 2019, criado em 1972, uma espécie de “Nobel da espiritualidade”, já concedido a nomes como Madre Teresa de Calcutá (em 1973) e Dalai Lama (em 2012). Foi o primeiro latino-americano a ser premiado em face de sua contribuição excepcional em afirmar a dimensão espiritual da vida, seja por insights, descobertas ou trabalhos práticos.

    De modo geral, em sua carreira, Gleiser revela os vínculos históricos, filosóficos e culturais entre ciência, humanidades e espiritualidade, defendendo uma abordagem complementar ao conhecimento, especialmente em questões em que a ciência não pode fornecer uma resposta.

    Assim, o viés interdisciplinar e multicultural de sua produção intelectual se coaduna com a proposta de uma Feira Cultural e Científica, plural e diversa, como é a proposta para esse trabalho em 2019.

     

    • ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS

     

    6º ano A: 2 grupos, um com 9 alunos, 1 com 8 alunos;

    6º ano B: 2 grupos com 9 alunos;

    6º ano C: 3 grupos com 8 alunos;

     

    7º ano A: 3 grupos, dois com 9 alunos, 1 com 10 alunos;

    7º ano B: 3 grupos, dois com 9 alunos, 1 com 10 alunos;

     

    8º ano A: 2 grupos com 9 alunos;

    8º ano B: 2 grupos, um com 9 alunos, 1 com 10 alunos;

     

    9º ano A e B: 6 grupos de 8 alunos, podendo mesclar alunos entre as duas turmas;

     

    1º ano A e B: 3 grupos com 9 alunos e 2 grupos com 10 alunos, podendo mesclar alunos entre as duas turmas;

     

    2º ano A: 4 grupos com 9 alunos.

     

    Obs.: A partir da aprovação da inscrição inicial, não será permitida a troca de grupos.

     

    • O PAPEL DO PROFESSOR ORIENTADOR

     

    1) O professor orientador poderá ser escolhido para ajudar no máximo a dois grupos, a depender de sua disponibilidade, podendo orientar apenas um, ou dividir a orientação com algum colega da área que esteja sem grupo de orientação, valendo o grupo que primeiro apresentar a proposta assinada pelo tutor;

    2) O professor orientador deverá ajudar a grupos cujos temas sejam pertinentes, preferencialmente, a sua área de atuação;

    3) O professor orientador poderá ajudar no desenvolvimento dos trabalhos sugerindo materiais de pesquisa, formas de apresentação e de organização. O trabalho deverá ser desenvolvido pelos alunos, e submetido, conforme cronograma de atividades a ser estabelecido entre o tutor e seu grupo, ao crivo do professor.

    4) O descumprimento do cronograma, a falta de empenho e de interesse poderá levar o professor a declinar da orientação, acarretando a eliminação do grupo da Feira.

     

    • TEMAS

    1) Apesar da livre escolha dos temas por parte dos grupos, a coordenação e a orientação pedagógica avaliarão as temáticas escolhidas, cuidando para que nenhuma temática desrespeite as instituições democráticas.

    2) Nenhum tema poderá se repetir. Caso mais de um grupo escolha o mesmo assunto, a preferência na manutenção da temática será do grupo de alunos da série mais baixa.

     

    • INCRIÇÕES

     

    1) Após a divisão dos grupos, cada grupo deverá pegar uma ficha de inscrição, a qual deverá preencher e entregar à coordenação em no máximo duas semanas, a contar da data de recebimento da ficha, contendo o tema escolhido, sua descrição, o nome dos membros do grupo, além do nome e da assinatura do professor orientador.

    2) Em um segundo momento do processo de orientação, os grupos receberão uma segunda ficha, que também deverá ser preenchida e devolvida à coordenação em até uma semana após o seu recebimento, contendo uma descrição mais minuciosa do tema escolhido, bem como os recursos que o grupo pretende utilizar em seu trabalho, além do local escolhido para a apresentação do mesmo.

    3) O professor orientador, bem como os componentes do grupo, poderão apontar os alunos que eventualmente não estejam participando da produção do trabalho. Nesse caso, o aluno não concorrerá à pontuação extra.

     

    • DOS RECURSOS

     

    1) A escola disponibilizará cadeiras e mesas de acordo com a solicitação dos grupos .

    2) Todos os outros recursos e materiais deverão ser providenciados pelos grupos, tais como extensão, computador, TNT, e demais itens de papelaria.

     

    • AVALIAÇÃO

     

    1) Os trabalhos serão avaliados no dia da feira por pessoas da comunidade escolar a serem escolhidas pela direção e pela coordenação, que atuarão fazendo suas avaliações sem que os alunos saibam.

    2) Os trabalhos poderão obter as seguintes avaliações:

     

    a)      Excelente (entre 9 e 10 pontos): acrescentando 2,5 pontos nas três piores notas dos testes do 4º bimestre;

     

    b)      Muito bom (entre 7 e 8 pontos): acrescentando 1,5 pontos nas duas piores notas dos testes 4º bimestre;

     

    c)      Bom (entre 6 e 5 pontos): acrescentando 1,0 ponto em uma pior nota dos testes do 4º bimestre;

     

    d)     Regular (abaixo de 5 pontos): acrescentando 0,5 ponto em uma pior nota dos testes do 4º bimestre.

     

    • CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

     

    1) Criatividade – 2 pontos

    Neste critério, será avaliada a originalidade no planejamento e/ou na execução do trabalho, considerando também o esforço dedicado ao trabalho exposto.

     

    2) Pensamento crítico e científico – 3 pontos

    Neste critério, serão avaliados o uso de classificações, observações precisas e/ou a utilização de experimentos controlados, levando em conta a aplicação de metodologia científica, o amparo expositivo baseado em teorias científicas, bem como a profundidade e complexidade da pesquisa.

     

    3) Execução – 2 pontos

    Neste critério, será avaliada a construção do trabalho, bem como o desenvolvimento explicativo da temática abordada, além da limpeza, da organização e da precisão na exposição do tema, montagem e desmontagem dos trabalhos.

     

    4) Clareza – 2 pontos

    Neste critério, será avaliada a clareza do trabalho, ou seja, a possibilidade de qualquer pessoa conseguir entender o trabalho exposto. Para atingir esta clareza, há que se atentar para os títulos, as etiquetas e legendas, as descrições e todo o material visual, que deverão estar escritos e referidos corretamente.

     

    5) Participação – 1 ponto

    Neste critério, será avaliado o comprometimento dos alunos durante a apresentação de seus trabalhos na Feira, sua desenvoltura e integração com o grupo.

     

    • DATAS

     

    1) Pegar na coordenação a ficha de inscrição inicial no dia: 27/05/12019.

     

    2) A organização dos grupos e a entrega da primeira ficha de inscrição deverá ocorrer até o dia: 07/06/2019.

     

    3) A entrega da segunda ficha de inscrição deverá ocorrer até o dia: 16/08/2019.

     

    4) A entrega da versão final do trabalho ao professor deverá ocorrer até o dia: 27/09/2019.

     

    5) A data de culminância da Feira Cultural e Científica ocorrerá no dia: 05/10/2019.

     

  • DEVER DE CASA

    Mai 20

    Inglês

    Livro p. 114 

  • DEVER DE CASA

    Mai 17

    Literatura

    Página 139.

  • PROVAS E TESTES

    Mai 17

    Datas e Conteúdos dos Testes do 2º Bimestre

    Seguem Calendário e Conteúdo Programático dos Testes do 2º bimestre – 2019

    DATAS

    COMPONENTES CURRICULARES

    2ªfeira 27/05

    Filosofia / Língua Estrangeira / Álgebra

    3ªfeira 28/05

    Química / Sociologia

    4ªfeira 29/05

    Literatura / Física

    5ªfeira 30/05

    História / Biologia

    6ªfeira 31/05

    Português / Geografia

    2ªfeira 03/06

    História da Arte / Geometria

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    PORTUGUÊS

    Gramática & Compreensão de Texto

    - Variantes linguísticas

    - Noções de semântica

    - Intertextualidade

    - Substantivos e seus satélites

    - Interpretação de texto

    - Funções de linguagem

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    MATEMÁTICA

    Geometria – Clóvis

    - Circunferência trigonométrica (Capítulo 14)

    - Razões trigonométricas na circunferência (Capítulo 15)

    Álgebra – Antônio Marcos

    Cap.5- (função quadrática)

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    HISTÓRIA

    Capítulos 13, 14 e 15

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    GEOGRAFIA

    Cap. 11 e 12 (hidrografia) + caderno.

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    ARTES

    Capítulo 5: A arte em Roma

    Capítulo 6: A arte Bizantina

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    BIOLOGIA

    Capítulo 7 - Núcleo e cromossomos

    Capítulo 8 - Divisão celular: mitose e meiose

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    QUÍMICA I e II

    Química I – Durval

    DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA

    TABELA PERIÓDICA

    Configuração eletrônica de átomos e íons

    Posição dos elementos na Tabela Periódica

    Classificação dos elementos.

    Isótopos , isóbaros e isótonos.

    Química II – Rosane

    Cap. 30 e 31.

    - Transformações gasosas.

    - volume molar.

    - equação  de clayperon

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    FÍSICA I e II

    Física I

    VETORES 

    CINEMÁTICA VETORIAL

    Física II

    REFRAÇÃO LUMINOSA

    LEI DE SNELL

    REFLEXÃO TOTAL

    DIOPTRO PLANO

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    INGLÊS

    - Modal verbs: ABILITY, POSSIBILITY and DEDUCTION

    - Articles – Indefinite and Definite

    - Compound nouns

    - Presente Perfect

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    SOCIOLOGIA

    Cap. 5 - O trabalho nas sociedades modernas capitalistas - todo o capítulo (livro velho) / Cap. 6 - Trabalho e produção na sociedade capitalista e Cap. 7 – As transformações recentes no mundo do trabalho (livro novo) - todos os dois capítulos do livro novo

    Cap. 6 - A questão do trabalho no Brasil - todo o capítulo (livro velho) / Cap. 8 - A questão do trabalho no Brasil - todo o capítulo (livro novo)

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    FILOSOFIA

    Cap. 5 - Aurora da Filosofia - todo o capítulo

    Cap. 6 - A Filosofia da Grécia Clássica ao Helenismo - até onde a profª parar com a matéria.

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

    LITERATURA

    *O Classicismo Português

    - Luís de Camões: a poesia lírica e a poesia épica (Os Lusíadas)

    *Livro didático

    Capítulo 9

    *Anotações das aulas

    LIVRO + APOSTILA + CADERNO + FOLHAS EXTRAS – SE HOUVER (Referentes aos conteúdos)

  • CIRCULAR

    Mai 17

    OS BOLETINS DO ENSINO MÉDIO SERÃO ENTREGUES NA SEGUNDA-FEIRA DIA 18 DE MAIO

  • DEVER DE CASA

    Mai 14

    Química

    Livro páginas 562, 563 (6, 8, 10, 11, 12, 13 e 16) e página 565 (22).

    Apostila página 65.

  • DEVER DE CASA

    Mai 14

    MATEMÁTICA

    Álgebra

    Página 96. Exercício 46. 

  • DEVER DE CASA

    Mai 14

    Biologia

    Página 207. Exercícios 15 a 18.